Apoie o DCM

Caso triplex: defesa de Lula diz que delator da Odebrecht desmente versão de empreiteiro da OAS

No Painel da Folha, a notícia de que a defesa de Lula protocolou na tarde desta sexta, dia 16, petição de sua absolvição e a nulidade do caso do tríplex em Guarujá (SP), com base na delação recente de um ex-diretor da Odebrecht.

Em depoimento ao juiz Sergio Moro no dia 23 de fevereiro, o ex-diretor da empreiteira Márcio Faria afirmou que, nos acertos entre as construtoras que participaram dos contratos firmados pelo consórcio Rnest/Conest com a Petrobras, coube à Odebrecht pagar a propina que seria destinada ao ex-diretor de Serviços da estatal, Renato Duque, e ao PT.

Com isso, argumentam os advogados de Lula, ficaria demonstrado que a empreiteira OAS não teve nenhuma responsabilidade por pagamentos destinados ao PT nesse contrato, um dos aspectos centrais da denúncia da Procuradoria-Geral da República que levou à condenação de Lula por corrupção passiva no caso do tríplex.

O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro afirmou que as despesas com a reforma do tríplex eram parte dos pagamentos que ele acertara com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para garantir seus contratos na Petrobras. Em declaração à Justiça após a condenação de Lula, Vaccari afirmou que não fez nenhum acordo desse tipo com o empreiteiro. (…)

Os advogados citam declarações de Kenneth Blanco, então vice-procurador-geral adjunto do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, e  Trevor Mc Fadden, então subsecretário-geral de Justiça adjunto interino dos EUA, durante evento sobre o combate à corrupção no Brasil e a cooperação com a Lava Jato, em julho do ano passado.

“Tal confiança, como alguns aqui dizem confiança, permite que promotores e agentes tenham comunicação direta quanto às provas. Dado o relacionamento íntimo entre o Departamento de Justiça e os promotores brasileiros, não dependemos apenas de procedimentos oficiais como tratados de assistência jurídica mútua, que geralmente levam tempo e recursos consideráveis para serem escritos, traduzidos, transmitidos oficialmente e respondidos”, disse Blanco no evento, realizado pelo Atlantic Council, em Washington. (…)

O triplex no Guarujá