Casos de HIV aumentaram 21% na AL na última década, diz OPAS
Da Carta Capital:

Os novos casos de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) na América Latina, causador da Aids, aumentaram 21% na última década, passando de 100.000 em 2010 a 120.000 em 2019, revelou nesta segunda-feira 30 a Organização Pan-americana da Saúde (Opas).
No mesmo período, o número de mortes anuais relacionadas ao HIV caiu ligeiramente, de 41.000 em 2010 para 37.000 em 2019, informou a Opas, o escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Estes dados destacam que, sem dúvida, a infecção pelo HIV ainda representa um grave problema de saúde pública na América Latina”, afirmou a diretora da Opas, Carissa Etienne, ao destacar que “se prevê que a Covid-19 exacerbe esta situação”, dado o impacto da pandemia nos serviços de saúde.
Desde que a pandemia foi declarada em meados de março, o número de pessoas que fizeram o teste de infecção pelo HIV diminuiu “drasticamente” tanto no Caribe quanto na América Latina, revelou a Opas no comunicado.
(…)