Apoie o DCM

Cassado em 2013, Silvio Berlusconi consegue espaço no Senado italiano

O ex-premiê da Itália Silvio Berlusconi – Foto: Stefano Montesi – Corbis/Getty Images

Após ter sido cassado e condenado a quatro anos de prisão por fraude fiscal em 2013, o ex-premiê da Itália Silvio Berlusconi está de volta ao Senado.

O líder conservador foi eleito no distrito de Monza. De acordo com a imprensa italiana, Berlusconi obteve 50,32% dos votos, superando a candidata de centro-esquerda Federica Perelli, que somou 27,17%.

“O voto é a única arma para mudar as coisas”, disse o ex-premiê após votar neste último domingo (25). “Pela primeira vez na minha vida, vi longas filas nas assembleias de voto. É um sinal de um grande desejo de dar à Itália um Governo estável e confiável”.

O resultado das eleições italianas relegou o partido de Berlusconi, o conservador Força Itália (FI), em outras palavras, o feito representou uma vitória para ele. A legenda do ex-premiê foi a terceira mais votada na coalizão de direita, atrás dos ultranacionalistas Irmãos da Itália (FdI), da provável futura premiê Giorgia Meloni, e Liga, de Matteo Salvini.

Berlusconi foi senador entre março e novembro de 2013. Ele teve seus direitos políticos cassados por causa de uma condenação definitiva por fraude fiscal envolvendo sua empresa de mídia, a Mediaset. No entanto, a inelegibilidade terminou em 2018.

Além disso, o conservador responde a diversos processos por suborno de testemunhas. Em um deles, o Ministério Público de Milão pediu sua condenação a seis anos de cadeia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link