Cavaleiro medieval é encontrado enterrado sob sorveteria na Europa

Arqueólogos encontraram o esqueleto completo de um cavaleiro medieval sob uma antiga sorveteria em Gdańsk, na Polônia.
A descoberta ocorreu após a remoção de uma lápide esculpida com a imagem de um guerreiro em posição de autoridade, vestindo armadura e portando espada e escudo. “A lápide está notavelmente bem preservada, considerando que foi esculpida em calcário macio e ficou enterrada por séculos”, disse a arqueóloga Sylwia Kurzyńska, diretora da ArcheoScan.
O esqueleto pertence a um homem que viveu entre os séculos XIII e XIV e media entre 1,70m e 1,80m – muito acima da média para a época. Os restos estavam organizados, indicando que o túmulo não havia sido mexido. Para Kurzyńska, tudo indica que se tratava de “uma pessoa de alta posição social – muito provavelmente um cavaleiro ou comandante altamente estimado e respeitado”.
A sepultura fazia parte de um cemitério medieval ligado à igreja mais antiga de Gdańsk, construída por volta de 1140. O local era uma antiga fortaleza, considerada estratégica na Idade Média. A equipe agora limpa e escaneia a lápide em 3D e prepara análises antropológicas e genéticas do esqueleto, incluindo uma futura reconstrução facial.