CBSK perde reconhecimento da World Skate a menos de 200 dias dos Jogos Olímpicos

Faltando menos de 200 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris, a World Skate, a federação internacional de skate, anunciou na quarta-feira (10) que não reconhece mais a Confederação Brasileira de Skate (CBSK) como uma de suas afiliadas.
A decisão surgiu após a World Skate determinar que tanto a CBSK quanto a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP) deveriam unir forças para ter um único representante dos esportes sobre rodas no Brasil.
A federação internacional de skate revelou que a CBHP propôs a criação de uma federação ‘guarda-chuva’, chamada Skate Brasil, que englobaria as 13 modalidades gerenciadas tanto pela CBHP quanto pela CBSK, em conformidade com as normas da World Skate e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
No entanto, a World Skate alega que a CBSK se recusou a colaborar com essa proposta ou apresentar alternativas. Diante disso, decidiu retirar a afiliação da CBSK e confiar “a gestão técnica, esportiva e financeira do skate em todas as suas modalidades ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), incluindo a participação de atletas brasileiros em provas classificatórias olímpicas até o final dos Jogos de Paris”.
Após a decisão, o COB criará uma força-tarefa para cuidar da preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, seguindo o planejamento definido anteriormente, com apoio total aos classificados e àqueles que buscam qualificação para o evento, conforme as informações fornecidas pela World Skate. Os Jogos de Paris estão marcados para acontecer entre 26 de julho e 11 de agosto.