Ceará tem suspeita de variante indiana da covid em viajante
O Ceará monitora um caso suspeito da variante B.1.617 do coronavírus, que surgiu na Índia. O Estado informou na manhã desta sexta-feira (21) que havia sido notificado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre a suspeita no início da semana. O paciente, que está em Fortaleza, voltou de uma viagem à Índia no dia 9 de maio.
LEIA – Garotas de programa encontraram tripulantes de navio que trouxe 1º caso da variante indiana da covid
Segundo a Sesa (Secretaria da Saúde do Ceará), o paciente de 35 anos fez dois exames RT-PCR nos dias 10 e 11 de maio e ambos deram positivo. Uma semana depois ele repetiu o exame e o resultado foi negativo. O colega de empresa que o acompanhou durante a viagem também fez testes para identificar a infecção por coronavírus nos dias 10 e 12 de maio e os resultados foram negativos.
LEIA MAIS – Estudo do Japão diz que Pfizer é eficaz também contra variantes da covid
A secretaria informou que todos os viajantes que chegam ao Ceará oriundos de países com circulação de variantes devem cumprir quarentena de 14 dias, o que está sendo respeitado pelos viajantes e monitorado pela pasta. A Fiocruz está fazendo o sequenciamento genômico para determinar se o homem foi infectado pela variante indiana. A Sesa disse que está acompanhando o processo.
(…)