Apoie o DCM

Celso de Mello liga carta de Bolsonaro a Hitler; Entenda

Para Celso de Mello, carta de Bolsonaro é um novo acordo de Munique
Jair Bolsonaro e Adolf Hitler. (Crédito: AFP/Hulton Deutsch)

Celso de Mello comparou a carta de arrego de Jair Bolsonaro a um acordo firmado por Adolf Hitler. Para o ex-decano do STF, o texto é similar ao acordo de Munique, de 1938. Ele avalia que o suposto arrependimento do presidente pode ser uma farsa.

Naquele ano, foi feito um tratado de paz, descumprido em 1939. No ano seguinte, tropas alemãs invadiram Praga. O episódio ficou conhecido como uma traição dos nazistas.

Celso de Mello não afasta o risco de um golpe de estado “daqueles que nutrem visceral desapreço pelo regime das liberdades fundamentais e pelo texto da Constituição”.

“Se Bolsonaro revelar infidelidade ao que pactuou, terá dado plena razão à advertência segundo a qual a história, quando se repete pela segunda vez, ocorre como farsa”, avalia, segundo a coluna de Josias de Souza no UOL.

Leia também:

1 – Bolsonaro arrega para STF e divulga “manifesto”: “Nunca tive intenção de agredir poderes”

2 – O que Temer disse para convencer Bolsonaro a publicar carta

Celso de Mello diz ser necessário “resistir e frustrar” qualquer tentativa de golpe

Para o ex-decano da Corte, é necessário organizar um movimento “para resistir e frustrar qualquer subversão da ordem democrática”.  Ele avalia as ameaças golpistas como “infame e desprezível ofensa à supremacia da Constituição”.