Apoie o DCM

Celso de Mello sobre desfile de Bolsonaro: “É preciso repelir tentação autoritária”

O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal. Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O ministro aposentado Celso de Mello se manifestou sobre o desfile do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em entrevista à Revista Veja.

Sobre o desfile militar da Marinha, que deve circular nesta terça-feira (10) com tanques em Brasília no dia de votação da PEC do voto impresso, ele disse:

“É preciso resistir aos ensaios autocráticos e aos gestos e impulsos de subversão da institucionalidade praticados por aqueles que exercem o poder! É essencial relembrar as lições da história cuja advertência é severa e implacável, como assinalava o saudoso e eminente ministro Aliomar Baleeiro, baiano ilustre da nobre estirpe de Ruy Barbosa, em manifestação que recordava ao nosso país que, enquanto houver cidadãos dispostos a submeter-se e a curvar-se ao arbítrio, à prepotência e ao abuso de poder, sempre haverá vocação de ditadores!”.

“É preciso repelir, por isso mesmo, as tentações autoritárias e as práticas governamentais abusivas que degradam e deslegitimam o sentido democrático das instituições, valendo-se a cidadania, para efeito de controle dos excessos governamentais, das armas legítimas da constituição e das leis da República”, acrescentou Celso.

Leia também 

1 – Bolsonaro é comparado a ditador da Coreia do Norte após anunciar desfile de tanques no Planalto

2 – Dino defende cancelamento de passeata de Bolsonaro com tanques: “Nação precisa de paz”