Apoie o DCM

Celso Russomanno tirou do ar canal de desenhos adultos do Brasil em 2008

Celso Russomanno contra o Adult Swim. Foto: Reprodução/Blog Farofeiros

De Rodrigo Castro no blog Farofeiros.

Por que o Adult Swim saiu do Brasil? Se você não lembra o que se passou temos “boas” recordações de como a política e religião se meteram no entretenimento.

Resolvi escrever sobre o motivo da programação adulta do Cartoon Network ter saído do país agora por ter passado desapercebido por mim na época. Sim, eu era muito fã do canal e ficava acordado de madrugada só para ver seus absurdos desenhos. Fiquei triste mas nunca me preocupei de verdade com o por que o Adult Swim saiu do Brasil em 2008. Um conhecido, influente na imprensa na época, avisou que o canal iria voltar em breve, em uma plataforma online talvez.

(…)

Com sua estreia em 2005 desenhos como Harvey – o Advogado, Aquateen: O Esquadrão Força Total, Projeto Clonagem, Frango Robô, Space Ghost de Costa a Costa (favorito da casa) entre outras animações norte-americanas. A versão brasileira contou ainda com animações produzidas aqui com um time de cartunistas assustadoramente talentosa, estou falando de Caco Galhardo, Adão Iturrusgarai, Laerte Coutinho e Glauco. Olha o time de lendas!

A censura imposta ao canal veio da Comissão Parlamentar de Defesa do Consumidor, votado por unanimidade a diretoria da então Net TV teve que escutar que a programação do Adult Swim era uma baixaria. A audiência ocorrida em 14 Abril de 2008 fora realizada com diversos deputados (com a chamada bancada evangélica em peso) e representantes de diversos canais, grupos de transmissão e empresas de distribuição de TV.

(…)

O deputado Celso Russomanno na data reclamara de cenas de sexo explícito que haviam nos desenhos do bloco Adult Swim. Acontece que as cenas por ele citadas não existem, o conteúdo do canal é adulto mas focada no humor até os dias de hoje. Para se ter ideia, se fosse utilizada a classificação indicativa do Ministério da Justiça a programação não seria considerada inapropriada nem para maiores de 18 anos, pois acima de 18 anos são cenas de sexo explícito.

(…)

O Adult Swim voltou?

Sim, o Adult Swim voltou à programação dos canais pagos no Brasil na Warner Channel em Abril de 2020. Se vi? Não vi. Mas fontes informam que no Warner Channel de segunda a quinta às 23h45 é exibido Ricky e Morty abrindo a programação, seguidos de Final Space e Robot Chicken (ou Frango Robô). Aos sábados a bagunça começa a partir de 0h30.

E cá entre nós, tem Ricky e Morty no Netflix, acho difícil que alguém vá assistir na TV a cabo.

(…)