Cem escolas estão ocupadas no Paraná, afirma movimento
Do G1:
Já são cem as escolas ocupadas por estudantes em protesto no Paraná, de acordo com balanço divulgado pelo movimento Ocupa Paraná, no começo da noite desta segunda-feira (10). Há, também, uma universidade: a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Marechal Rondon.
A manifestação começou há uma semana e, segundo os alunos, é contra a medida provisória anunciada pelo governo federal que propõe reforma no ensino médio brasileiro. Entenda a proposta e a discussão.
Procurada pelo G1, a Secretaria de Estado da Educação informou que solicitou junto à Procuradoria Geral do Estado o termo de reintegração de posse das escolas estaduais ocupadas.
“Antes de se falar, de executar o mandado de reintegração de posse, nós precisamos exaurir todo o diálogo e trabalhar uma ação coordenada. Não vamos fazer execuções pontuais, não vai acontecer execuções pontuais sem que haja um diálogo com a sociedade, enfim, um trabalho coordenado entre as secretarias do governo”, disse o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita.
O movimento começou em São José dos Pinhais, cidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os estudantes afirmam que protestam contra a Medida Provisória, que propõe uma reforma no ensino médio no país.