Cenário desolador: Cortes sucessivos de verbas provocam autoexílio de cientistas no exterior

Corte de verbas em pesquisa

Reportagem de Isabela Palhares no Estado de S.Paulo informa que, com sucessivos cortes no orçamento das principais agências brasileiras de financiamento da ciência nos últimos anos, diversos pesquisadores se viram obrigados a aceitar recursos e levar seus estudos científicos para outros países para que não fossem paralisados. A situação que chamam de “exílio científico” parece ainda mais inevitável com o cenário anunciado nos últimos dias, com cortes para a área e declarações do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de que o investimento em pesquisa e pós-graduação não será prioridade do atual governo.

De acordo com a publicação, mesmo pesquisadores com bolsa garantida no momento relatam procurar outras formas de financiamento para sua pesquisa, pois sentem insegurança para os próximos anos. Com medo de não conseguirem terminar o mestrado ou doutorado com o auxílio financeiro, eles buscam bolsas em instituições de outros países. Considerado apenas o orçamento para as bolsas de pós-graduação e formação de professores,a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) perdeu 24,4% dos recursos nos últimos cinco anos – em 2014, eram R$ 4,6 bilhões, na correção pela inflação acumulada até janeiro deste ano, e passaram a R$ 3,4 bilhões neste ano, antes do contingenciamento de 23%. No Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o orçamento para bolsas caiu 40,6% no mesmo período.

“Os cientistas não saem mais do País por opção, mas por ser a única chance de continuar fazendo o seu trabalho. O Brasil não encara educação e ciência como prioridades. Isso não começou agora com o (governo Jair) Bolsonaro, já se tornou uma rotina. O que agrava a situação nesse momento é a postura e as declarações de desprezo do novo governo com a ciência”, diz Helena Nader, membro da Academia Brasileira de Ciências e do Conselho Superior da Capes, completa o Estadão.

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

VÍDEO: palmeirense infiltrado no MorumBis é agredido por torcedores do São Paulo

Durante o Choque-Rei da última segunda-feira (29), válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, um…

15 minutos ago

Monark volta às redes e chama Felipe Neto para porrada: “Bora?”

Bruno Monteiro Aiub, o Monark, voltou às redes na última terça-feira (30) e fez uma…

35 minutos ago

Colégio onde filha de Samara Felippo foi alvo de racismo diz que definirá ‘ações de reparação’

A Escola Vera Cruz, uma das mais tradicionais em São Paulo, afirmou que vai definir…

49 minutos ago

VÍDEO: ‘Castelo do Harry Potter’ é destruído por ataque russo na Ucrânia

Um edifício em estilo gótico, conhecido como o "Castelo do Harry Potter", foi destruído em…

1 hora ago

Onda de calor deve persistir até segunda semana de maio, diz Climatempo

A onda de calor que afeta o Brasil deve persistir até a segunda semana de…

2 horas ago

Davi Brito tem perfil no Instagram invadido e hacker divulga esquema financeiro

O Instagram de Davi Brito, vencedor do Big Brother Brasil 24, foi hackeado na noite…

8 horas ago