Apoie o DCM

Censo revela qual o principal meio de transporte do brasileiro para ir ao trabalho

Trânsito na Zona Sul de SP. Foto: Estadão Conteúdo

O carro é o meio de transporte mais usado pelos brasileiros para ir ao trabalho, segundo o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Dos que se deslocam ao menos três vezes por semana, 32% vão com veículo próprio, 21,4% usam ônibus e 17,8% vão a pé.

O analista Mauro Sérgio Pinheiro de Sousa explica que o resultado reflete a priorização histórica do automóvel e as deficiências do transporte público nas grandes cidades. O tempo de deslocamento revela desigualdades regionais. Enquanto 57% dos trabalhadores levam até meia hora para chegar ao trabalho, em São Paulo e Rio de Janeiro essa taxa cai para cerca de 36%.

O estudo também mostrou diferenças raciais e educacionais. Pessoas negras e indígenas passam mais tempo no trânsito: 16,4% e 12,2%, respectivamente, contra 10,4% entre brancos. Já 57,8% dos trabalhadores com ensino superior vão de carro, ante 28,6% dos que têm ensino médio e 25,6% dos que caminham por falta de acesso a transporte.

Entre os que usam ônibus, 70% gastam ao menos meia hora por trajeto; usuários de trem e metrô, 52%, superam uma hora. O Censo ainda indica que 88,4% dos brasileiros trabalham no mesmo município onde moram, e 10,7% precisam se deslocar para outra cidade.