Apoie o DCM

Abandono do discurso golpista é condição para o Centrão manter aliança com Bolsonaro

Ciro Nogueira e Bolsonaro
Ciro Nogueira e Jair

O Centrão colocou condições para manter aliança com Jair Bolsonaro (PL), sobretudo com a chegada de 2022 e das eleições. Como ele quer ser reeleito como presidente, ele está acatando. Abandonar o discurso golpista bolsonarista é uma das condições, diz reportagem da Folha de S.Paulo.

LEIA MAIS:

1 – Gaspari: A quem interessa a boçalidade de Bolsonaro?

2 – Alckmin como vice de Lula tem “efeito simbólico”, diz Folha

3 – Gleisi afirma que pesquisa vai definir Haddad ou França como candidato em SP

Condição do Centrão

Os dirigentes desses partidos embarcaram no governo e impuseram, como uma das condições para caminharem juntos em 2022, que o presidente acabasse com as ameaças de golpe e ao sistema eleitoral.

Acordo envolve maior acesso do Congresso às verbas federais, e certa tolerância, por parte de líderes do Centrão, com o discurso negacionista de Bolsonaro sobre a Covid-19.

Bolsonaro passou a afirmar que o pleito do próximo ano será mais confiável, pois as Forças Armadas passaram a integrar o grupo que fiscalizará a votação.

Nas últimas semanas de 2021, ele ensaiou voltar ao tom de meses atrás, mas com ataques direcionados a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), não ao sistema eleitoral.

Criticou a Corte e o ministro Alexandre de Moraes e falou palavrões publicamente, o que costuma ser um termômetro de sua irritação. Os arroubos, contudo, foram classificados por auxiliares como “desabafos”, ainda distantes de uma nova escalada golpista como antes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link. 

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.