“Cérebro podre”: conheça o termo do ano segundo Dicionário Oxford

O Dicionário Oxford anunciou nesta segunda-feira (2) que “brain rot” (“cérebro podre”, em tradução livre) é a expressão do ano de 2024. O termo, que acumulou 130 mil buscas ao longo do ano, descreve a deterioração mental ou intelectual causada pelo consumo excessivo de conteúdos superficiais, especialmente em redes sociais. A escolha reflete uma crescente preocupação com o impacto dos hábitos digitais na saúde mental.
Embora popularizada recentemente, a expressão tem origens antigas. Foi usada pela primeira vez em 1854 no livro “Walden”, de Henry David Thoreau, que criticava a desvalorização de ideias complexas.
Em 2023 e 2024, o uso do termo disparou, com um aumento de 230% nas buscas, motivado por debates sobre o excesso de conteúdos rasos e orientações de saúde pública nos Estados Unidos sobre o tema.
Além de “brain rot”, outras palavras e expressões se destacaram na lista da Oxford. Entre elas estão “demure” (aparência ou comportamento discreto), “dynamic pricing” (variação de preços pela demanda) e “romantasy” (gênero que mistura romance e fantasia). “Slop”, usado para criticar conteúdos de baixa qualidade gerados por inteligência artificial, também figurou entre as principais tendências.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line