“Chama no chocotone”: Viraliza conversa entre Márcia Tiburi e MC Bin Laden sobre “familismo”

Uma conversa entre a escritora Márcia Tiburi e o cantor MC Bin Laden viralizou no Twitter neste sábado, 24 de dezembro. Na publicação, a filósofa diz que o “Natal é sinônimo de capitalismo, familismo e hipocrisia”.
“Quem é cristão raiz, lembra do destino infeliz do menino Jesus transformado em Cristo açoitado na cruz e percebe que algo deu errado. No entanto, sendo o quinto Natal que fico longe da minha família, sinto saudade”, escreveu Tiburi no em seu perfil.
O termo usado pela filósofa foi assunto de discussão entre os internautas. Familismo é um conceito que significa prioridade à família, ou seja, as necessidades dela são consideradas como prioritárias em relação às dos sujeitos individuais, o que autorizaria a prática de privilegiar interesses particulares, com vantagens e favores à familiares, em detrimento do interesse público.
https://twitter.com/mcbinladen/status/1606663626986852356?s=20&t=lIuRx_CaGNg8voIaUnrFpA
Os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) criticaram Tiburi e disseram que ela “não gosta de família”. “Ela não vê a família por 5 natais porque não quer. Se autoexilou pra tentar chamar a atenção”, escreveu um internauta.
O funkeiro, por sua vez, respondeu a fala de Tiburi adotando um discurso religioso: “Não deu errado porque a cruz era o propósito de Jesus morrer por nós. Deu certo porque ele morreu como cordeiro ele se sacrificou por todos nós. Sim deu certo! Mais Natal é data pra tá com a “família” (princípio maior de Deus na terra) e se alegrar e comer. Chama no chocotone”.