Chamado de “descendente de escravos”, Igor Paixão responde: “Fomos escravizados”

O jogador brasileiro Igor Paixão foi chamado de “descendente de escravos” na última terça-feira (28) em uma matéria do jornal espanhol AS. O atacante do Feyenoord, da Holanda, publicou na quarta-feira (29) um texto sobre o episódio nas redes sociais.
“Eles sempre se disfarçam. Por meios de palavras elegantes, de dinheiro, de formas de se portar e até mesmo dos cargos que ocupam”, escreveu o atleta.
Após a repercussão negativa, o jornal modificou o título e, posteriormente, apagou a reportagem, que tinha o objetivo de informar o destaque do time holandês na quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
“Fosse por minha realidade humilde, a mesma de muitos dos meus companheiros. Fosse por minha cor, a mesma de grande parte do mundo. Fosse por minha forma de ser ou a ‘ameaça’ que trago a eles. Fosse pelo que fosse, só há uma palavra para descrever isso: racismo”, afirmou Igor. “Se somos descendentes de escravos, o somos porque fomos escravizados. Nos roubaram de nossas casas, de nossas famílias, de nosso livre arbítrio e de nossas vidas. Mas hoje não somos mais”, acrescentou.
Ver essa foto no Instagram