Chanceler venezuelano sobre ajuda a Manaus: “Solidariedade latino-americana acima de tudo”

Da coluna de Jamil Chade no UOL:
“É uma obrigação apoiar o povo brasileiro”. Foi dessa forma que o chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, explicou em entrevista à coluna sua decisão de atender ao pedido de ajuda de Manaus por oxigênio. A cidade vive um colapso de seu sistema de saúde. Na noite de ontem, nas redes sociais, ele havia anunciado que irá disponibilizar oxigênio para atender os hospitais do estado do Amazonas, que vive uma crise sem precedentes após aumento no número de casos de covid-19.
“Por instruções do presidente Nicolás Maduro, conversamos com o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, para disponibilizar imediatamente o oxigênio necessário para atender o contingente de saúde em Manaus. Solidariedade latino-americana acima de tudo!’, escreveu Arreaza. Para a coluna, ele explicou nesta sexta-feira que os cilindros serão enviados do Brasil para que sejam abastecidos na Venezuela e retornados para Manaus. “O Brasil vai enviar os cilindros para buscar o gás
Questionado sobre quando isso ocorreria, ele foi claro: “quando queiram”. O governo de Nicolas Maduro passou a ser alvo de ataques por parte de Brasília. O Itamaraty não reconhece o governo como legítimo, denuncia fraude nas eleições e retirou as credenciais para diplomatas venezuelanos no país. Numa intervenção do ministro venezuelano na ONU em 2019, a ministra Damares Alves se retirou da sala em protesto e deixou o assento brasileiro vazio.
(…)