Apoie o DCM

Suposta responsável por queda do avião da Chapecoense é presa

Chapecoense
A tragédia da Chapecoense ocorreu em 2016

A controladora responsável pela análise e aprovação do plano de voo da Chapecoense, em 2016, foi presa nesta quinta (23). A boliviana Celia Castedo Monasterio recebeu voz de prisão da Polícia Federal. Há cinco anos, a delegação do clube de Santa Catarina morreu em um desastre aéreo.

A ordem foi dada pelo ministro do STF Gilmar Mendes. Ele também decidiu pela extradição da investigada. Na sentença do magistrado é dito que Celia é “procurada pela Justiça boliviana”. Isto porque precisa “responder pela suposta prática do crime de atentado contra a segurança do espaço aéreo”.

Em 29 de novembro de 2016, a aeronave que levava a delegação da Chapecoense e profissionais da imprensa caiu. Na ocasião, eles estavam indo para a final da Copa Sul-Americana. A tragédia ocorreu perto do aeroporto José María Córdova, na Colômbia. Morreram 71 pessoas.

Suspeita foi presa

Leia mais:

1 – No DCMTV às 20h: aula inaugural de Noam Chomsky comentada por Jessé Souza, Gisele Citadino e Suze Piza

2 – DCM Ao Meio-Dia: Luciano Hang é convocado à CPI; XP acaba com pesquisas após queixas de bolsonaristas

3 – Não foi só a mãe na Prevent Senior: Luciano Hang transformou o suicídio do pai por enforcamento em “infarto”

Tragédia da Chapecoense e a acusada

Célia não teria observado procedimentos mínimos para que o plano de voo fosse aprovado. Ela é acusada de ter feito isso de forma fraudulenta. Desde aquele ano, ela se refugiou para Corumbá. A alegação usada foi de ser “perseguida”.

Agora ela ficará presa na cidade de Mato Grosso do Sul, enquanto espera pelos procedimentos legais para ser entregue às autoridades da Bolívia.