Chefe do Centrão quer Ernesto Araújo fora do governo: ‘Prejudica o país’
Do Valor:

De olho na vaga de vice de Jair Bolsonaro em 2022, o presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI), disse nesta entrevista exclusiva ao Valor que, com Arthur Lira (AL), de seu partido, no comando da Câmara, o governo não terá um aliado nem um lacaio. Terá um presidente da Câmara que abrirá a oportunidade de aprovar reformas estruturantes para o país no primeiro semestre. “O governo vai ter [em Lira]… não um aliado nem uma pessoa subserviente, mas vai ter uma oportunidade de fazer as reformas que o país precisa o mais urgentemente possível, principalmente nos próximos seis meses”, afirmou.
Aliado de primeira hora de Bolsonaro, Nogueira adverte, entretanto, que a condução da política externa nas mãos do chanceler Ernesto Araújo compromete a imagem do país no exterior e, dessa forma, prejudica a retomada do crescimento. Nogueira critica o titular das Relações Exteriores, mas poupa o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
(…) Valor:O senhor defende a substituição do chanceler?
Nogueira: Quem muda ministro é o presidente, quem sou eu pra dizer que tem que mudar isso ou aquilo. Mas a condução tem que mudar, a condução do Itamaraty hoje prejudica o país. Ou o ministro muda, ou muda a condução. Mas é opinião minha, jamais vou chegar para o presidente e lhe dizer que tem que mudar ministro.
(…)
.x.x.x.
LEIA TAMBÉM: Bolsonaro irá manter Ernesto Araújo por pirraça apósMourão antecipar sua saída