Chegada de frente fria muda tempo e leva chuva para boa parte do país

Uma frente fria que se forma nesta terça-feira (2) na costa do Sudeste deve mudar o tempo e levar chuva para boa parte do país ao longo da semana. O sistema vai espalhar fortes pancadas de chuva pelo Sudeste e Centro-Oeste, aumentando o risco de temporais em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
O deslocamento da frente fria vai formar um corredor de umidade que se estenderá do Sudeste até parte do Nordeste e da região Norte. “Com isso, as pancadas de chuva seguem frequentes, especialmente durante as tardes e noites, e o padrão deve persistir até o fim da primeira semana de dezembro”, comenta a meteorologista da Climatempo, Patrícia Cassoli. A entrada de ar mais frio também encerrará a sequência de dias de calor intenso.
As temperaturas devem cair significativamente. Em São Paulo, a máxima pode cair de 35°C na segunda-feira para apenas 24°C na quarta-feira (3). No Rio de Janeiro, a previsão é de 26°C na quinta-feira (4), oito graus a menos que no início da semana. “Embora a frente fria não deva provocar uma grande onda de temporais, o contraste entre o ar mais ameno e a massa de ar quente favorecerá a formação de tempestades isoladas”, analisa Estael Sias, da MetSul.
Para dezembro, a previsão é de chuvas acima da média em grande parte do Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, segundo o Inmet. As temperaturas devem ficar abaixo da média no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte, enquanto o Nordeste será a única região com marcas acima do normal para o período.
