Apoie o DCM

Chevrolet interrompe integração com celulares Android e iOS em seus novos carros

Carro da Chevrolet com sistema Apple CarPlay no multimídia. Foto: reprodução

A General Motors (GM) confirmou que irá eliminar o suporte ao Apple CarPlay e Android Auto em toda a sua linha de veículos Chevrolet, incluindo os modelos elétricos e com motores a combustão. A decisão foi anunciada pela CEO Mary Barra em entrevista ao podcast do site The Verge. A estratégia, iniciada com o Chevrolet Blazer EV, agora será estendida a todas as marcas do grupo, como Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac, nos próximos lançamentos.

A fabricante justifica a mudança citando benefícios em segurança e integração. A GM alega que o sistema nativo oferece uma experiência mais coesa, permitindo que a navegação se comunique com dados do veículo, como a autonomia, e interaja com outros sistemas. No lugar do espelhamento, a empresa investiu no Ultifi, seu sistema operacional próprio baseado no Android Automotive.

Críticos da indústria, no entanto, veem a decisão com ceticismo. Eles apontam que a motivação real da GM é o controle sobre os dados dos usuários e a criação de novas fontes de receita por meio de assinaturas e uma loja de aplicativos proprietária. Edward Kummer, diretor digital da GM, chegou a afirmar que a nova plataforma criaria “oportunidades de receita por assinatura”.

Para os consumidores, a mudança significa que o acesso a aplicativos como Waze e Spotify dependerá de sua disponibilidade na loja do sistema Ultifi. A conectividade com iPhones ficará limitada ao Bluetooth básico. A medida coloca a GM na contramão da maioria da indústria automotiva, que trata o espelhamento de smartphones como um item essencial.