Chico Alencar: “Não vamos apoiar Lula”
As eleições de 2018 ainda estão longe, mas o PSOL já tem uma certeza em meio a tantas incertezas na política nacional: a legenda não apoiará a eventual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa presidencial. A senha foi dada nesta segunda-feira pleo deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ).
No Recife para participar da filiação do ex-deputado federal e ex-colega de Parlamento Paulo Rubem Santiago à sigla, o parlamentar fluminense afirma que os debates internos sobre as eleições do próximo ano ainda não começaram na legenda.
Indagado se a ex-candidata do PSOL à Presidência Luciana Genro poderia novamente entrar na disputa, ele disse que é cedo para qualquer definição.
“Vamos começar agora o processo de congressos partidários, que devem afunilar lá no fim do ano. Luciana Genro teve um belíssimo desempenho, apesar da nossa precariedade, do pouco tempo de TV. Uma mulher muito qualificada, aguerrida. Sabe terçar armas , enfim, um quadro excelente. Tem essa coisa de candidatura natural. Mas isso tudo vai ser discutido no partido”, afirmou Chico Alencar à Rádio Folha FM 96,7, nesta segunda-feira.
Segundo ele, não adianta falar “no nome de A, B ou C” se não for construída uma plataforma mínima sobre o que é necessário para o País.
“O Brasil e o mundo têm um problema ambiental gravíssimo. A gente tem que repensar o modo de produzir e consumir, distribuir e aproveitar, e de fazer política também. Então, felizmente, a gente tem esse nome. Luciana, não sei o que ela está pensando, mas vamos resolver isso com o tempo”, afirmou o deputado do PSOL.
“Não vamos apoiar o Lula. O PSOL tende a ter uma candidatura própria”, acrescentou, durante o debate na Rádio Folha do qual, também, Paulo Rubem Santiago, o deputado estadual Edilson Silva, o vereador do Recife Ivan Moraes, os dois últimos do PSOL, além do cientista político Hely Ferreira.
(…)