Chico Buarque não canta mal, musicalidade e personalidade vocal são os principais atributos de um cantor, diz especialista

Do Globo:
Tony Tornado agitou a final do “Popstar”, neste domingo, ao comentar a versão de Totia Meireles para “Gota D’Água”, clássico de Chico Buarque. Antes de dar a sua nota, o ator de 89 anos disparou: “Para ela, cantar pior que o Chico Buarque é impossível”. A reação na plateia, e na internet, foi imediata. Sua colega de palco Alinne Rosa demonstrou incredulidade com um singelo “Oxe!”, enquanto nas redes sociais os fãs se dividiram entre defender o cantor ou lembrar que o próprio Chico já ironizou sua “voz chinfrim” até em letra de música. Para não deixar dúvidas, fomos perguntar para professores de canto: afinal, Chico Buarque canta mal?
— Não. Musicalidade e personalidade vocal são os principais atributos de um cantor — defende a fonoaudióloga e preparadora vocal Valéria Leal. — Chico canta mal pra quem gosta de ressonância equilibrada, ampla tessitura no canto, voz potente, melismas, drives, vibrato e groove na voz. O canto popular permite uma gama variável de expressões vocais. Valem nesse quesito a originalidade, o discurso e a empatia que se cria com o público. O resto é apenas gosto pessoal.
Também preparadora vocal e fonoaudióloga, Alza Alves pensa de forma parecida.
— Podemos até apontar um trecho de uma canção do passado em que Chico jogou a nota “na trave”, ou seja, desafinou, e perceber uma voz com característica levemente anasalada. — diz ela, que trabalhou com Silva, Serjão Loroza, Gabriel O Pensador, entre outros. — Mas a verdade, pelo menos para mim, é que na obra de Chico é quase impossível dissociar suas composições do seu próprio jeito de cantar, que transcende questões técnicas. A beleza está na voz a serviço da canção e da métrica impecável da poesia cantada. “Samba de um Grande Amor” é um dos vários exemplos.
(…)