Chile emite alerta de tsunami e ordena evacuação da base na Antártica após terremoto
Do RT
Um poderoso terremoto de magnitude 7,0 seguido por vários tremores secundários abalou o Chile, disparando um alerta de tsunami para as regiões costeiras e a evacuação da maior estação de pesquisa do país na Antártica.
O mais forte de mais de meia dúzia de solavancos atingiu as Ilhas Shetland do Sul cerca de 216 quilômetros a nordeste da base científica do Chile O’Higgins às 20h36, enquanto outro terremoto de 5,8 sacudiu a região da fronteira Chile-Argentina perto da capital Santiago cerca de 30 minutos depois.
Os chilenos foram instados a abandonar as áreas costeiras devido a uma ameaça de tsunami, embora mais tarde o Ministério do Interior tenha esclarecido que a ordem de evacuação foi enviada para telefones celulares em todo o país por “engano” e se destinava apenas às regiões costeiras da Antártica.
? AHORA:
Ante la alerta de tsunami emitida, se realizó una evacuación preventiva en la Base Aérea Antártica #FACh. Nuestro personal se encuentra a resguardo en un lugar de seguridad sin novedad y la infraestructura se encuentra sin observaciones. pic.twitter.com/EgMt1P3Nn8— Fuerza Aérea de Chile (@FACh_Chile) January 24, 2021