Apoie o DCM

Chile: candidato de extrema direita se pendura em Pinochet para alcançar a presidência

Veja o Chile
Manifestante com bandeira do Chile passa em frente ao Palácio Presidencial de La Moneda em Santiago Foto: MARTIN BERNETTI / AFP

Chilenos vão às urnas neste domingo (21) decidir quem ocupará a cadeira presidencial para suceder o conturbado mandato de Sebastián Piñera, que sobreviveu recentemente a uma segunda tentativa de impeachment, diz a CNN. E há um nome de extrema direita no Chile.

LEIA MAIS:

1 – Como antecipou o DCM, Mourão quer tentar o governo do Rio em 2022

2 – “Ele que precisa ficar preocupado”, diz Lula sobre Moro ao El País

3 – Lula é capa do El Pais e apontado por TV francesa como o grande líder da esquerda global

Extrema direita no Chile

Pesquisas eleitorais mais recentes indicam para um provável segundo turno entre o deputado da esquerda, Gabriel Boric, e o candidato da extrema direita em forte ascensão, José Antonio Kast. Caso necessário, a segunda votação ocorrerá em 19 de dezembro.

Uma pesquisa do instituto Cadem, divulgada no último dia 5, apontou Kast com 25% das intenções de voto. Boric apareceu em segundo lugar com 19% das intenções.

Foi a primeira vez que o candidato da extrema-direita se impôs sobre Boric em um possível segundo turno, vencendo por 44% a 40%, conforme o instituto.

Com 55 anos, José Antonio Kast demonstrou um crescimento vertiginoso nas últimas semanas.

Abertamente apoiador deAugusto Pinochet – ele alega que o ditador que comandou o Chile entre 1973 e 1990 seria seu eleitor se estivesse vivo —, o advogado e político fez críticas à direita tradicional e aproveitou a queda de popularidade do atual presidente para subir nas pesquisas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link