Apoie o DCM

China anuncia ‘erradicação’ da pobreza extrema

Da Veja

Bandeira da China. (AFP Photo/STR)

O governo da China anunciou nesta terça-feira, 24, a retirada de nove condados da província de Guizhou de uma lista de regiões pobres do país, alcançando a meta política do presidente Xi Jinping de erradicar a extrema pobreza até o fim deste ano. No total, segundo o governo, mais de 93 milhões de pessoas saíram da pobreza desde 2013.

Em um tuíte, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lijian Zhao, disse que os condados eram os últimos na lista e exaltou a “conquista extraordinária”.

A lista foi elaborada em 2014 e pretendia retirar da pobreza 832 cidades por todo o país, o que totaliza 93 milhões de pessoas. Para a situação de uma pessoa ser considerada de extrema pobreza na China, ela precisa receber menos que 4.000 yuans por ano, cerca de 1,52 dólares por dia e possuir pouco ou nenhum acesso ao sistema de saúde e educação.

(…)