Apoie o DCM

China ignora Bolsonaro e diz que ajudará Brasil a vencer coronavírus

Do Globo

Porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, durante entrevista coletiva

No dia seguinte ao recuo do presidente Jair Bolsonaro em relação à produção da vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butatan, estive hoje na entrevista coletiva do Ministério das Relações Exteriores em Pequim para saber a reação do governo chinês. Em minha pergunta, citei as frases ditas por Bolsonaro ao justificar sua decisão, entre elas a de que o povo brasileiro “não será cobaia de ninguém”, referência ao fato de a vacina chinesa ainda não ter concluído todas as etapas de testes necessárias antes da aprovação final.

Ao ouvir a pergunta, o porta-voz Zhao Lijian exibiu um sorriso discreto, o único em toda a coletiva de mais de 40 minutos, e não fez referência direta a Bolsonaro. Mapa-múndi com a China no centro ao fundo, leu calmamente um texto em seu pódio e limitou-se a dizer que “China e Brasil têm colaborado nos testes de vacinas, e nós acreditamos que essa colaboração irá ajudar na vitória final sobre o vírus na China, no Brasil e ao redor do mundo.”

Com quantas doses se restaura uma reputação? Para a China, que sofreu um dano considerável a sua imagem internacional devido às falhas cometidas no início da pandemia de Covid-19, o sucesso no desenvolvimento da vacina pode ajudar, mas dificilmente será suficiente. O governo chinês nega que a oferta de priorizar nações em desenvolvimento e a promessa de tornar a vacina chinesa um “bem público global” sejam parte de uma “diplomacia da vacina” para ganhar aliados e reparar os arranhões em sua reputação. (…)