Chinesa UnionPay amplia presença global e prepara entrada no mercado brasileiro

A gigante chinesa UnionPay, maior operadora de cartões do mundo, vai iniciar operações no Brasil nos próximos meses. A movimentação acontece em meio aos ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a possibilidade de novas sanções ao país.
A operação será viabilizada pela fintech brasileira Left (Liberdade Econômica em Fintech), que ficará responsável pela emissão dos cartões e pela integração da bandeira chinesa a bancos, maquininhas e sistemas de pagamento. O lançamento da função crédito está previsto para o fim do ano.
A chegada da gigante asiática é vista como estratégica, pois amplia a concorrência com as bandeiras norte-americanas Visa e Mastercard, que dominam o mercado de cartões no país. A parceria com a fintech brasileira marca um movimento de diversificação no setor financeiro nacional.
José Kobori, professor e financista, recém-nomeado para o conselho da Left, afirmou em entrevista ao Jornal GGN que voltou a atuar no mercado financeiro após conhecer a proposta da empresa. Segundo ele, o projeto da fintech o motivou a retomar atividades no setor.