Apoie o DCM

Chineses desaparecem após vídeos criticando reação da China ao covid-19

Do UOL:

Dois cidadãos chineses, Chen Qiushi e Fang Bin, chamaram a atenção em seu país ao registrar em vídeos a situação de pessoas infectadas pelo covid-19. De acordo com o site South China Morning Post, a dupla mostrava em seus registros casos omitidos pela mídia estatal, como o flagrante de uma pilha de cadáveres armazenados em uma van perto de um hospital. Os dois desapareceram na semana passada, e suspeita-se que tenham sido detidos por autoridades públicas.

Chen, advogado, fez seu último vídeo com um morador de Wuhan, cidade onde o surto do novo coronavírus surgiu. O entrevistado, A Ming, contava como seu pai tinha contraído o vírus ao fazer um check-up no Wuhan Union Hospital, em janeiro. De acordo com ele, não havia medidas de prevenção ao contágio no local. Seu pai morreu há cerca de duas semanas.

Nessa gravação, Chen afirma que muitas pessoas estavam preocupadas com a possibilidade de que ele fosse preso por conta dos registros que vinha fazendo. Ele foi visto pela última vez em 7 de fevereiro.

De acordo com um amigo dele, Chen foi colocado em quarentena à força, mas ninguém sabe onde ele está.

(…)