“Chip hormonal”: o que é e como funciona o implante usado por Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de 69 anos, revelou nesta terça-feira (25) em entrevista ao jornalista Leo Dias que fez a implantação de um “chip hormonal” para melhorar seu desempenho sexual. A declaração reacendeu o debate sobre o uso desse tipo de estimulante e seus possíveis impactos na saúde.
O “chip hormonal” é uma forma de administração subcutânea de hormônios, funcionando como um reservatório que libera gradualmente os princípios ativos na corrente sanguínea. Esse método evita oscilações hormonais e a necessidade de medicações diárias.
Segundo o endocrinologista Alexandre Hohl, há dois principais tipos de implantes: os absorvíveis, que se dissolvem no organismo sem possibilidade de remoção, e os não absorvíveis, que podem ser retirados cirurgicamente se houver efeitos colaterais.
A reposição de testosterona é indicada para homens diagnosticados com hipogonadismo, uma condição caracterizada pela produção insuficiente do hormônio. Os sintomas incluem fadiga, diminuição da libido, perda de massa muscular e outros problemas de saúde.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
