Chips de frutas não substituem frutas frescas; entenda

As frutas liofilizadas, vendidas como chips crocantes, podem ser uma opção prática de lanche, mas não substituem as frutas frescas. Ao retirar a água do alimento, o processo concentra componentes como o açúcar e reduz o volume da porção, o que pode levar ao consumo excessivo.
Thays Ribeiro, nutricionista e diretora da Associação Paulista de Nutrição, afirma que o produto pode integrar uma alimentação saudável, desde que haja moderação. “A liofilizada não é vilã, mas não é equivalente a uma fruta fresca. Não dá para substituir a que tem água e promove a sensação de saciedade”, diz.
A liofilização congela o alimento e retira a água a vácuo, preservando boa parte de fibras, minerais, antioxidantes e carboidratos. A nutricionista Thaisa Navolar recomenda porções em torno de 20 gramas, acompanhadas de itens com mais fibras, como aveia, chia ou castanhas. Também é importante conferir o rótulo e preferir versões feitas apenas com fruta, sem açúcar, xaropes, chocolate, sal ou óleo adicionados.
