Apoie o DCM

Chuva de meteoros ilumina o céu nesta terça; saiba como assistir

Chuva de meteoros Líridas. Foto: Reprodução

A chuva de meteoros Oriônidas atinge seu ponto máximo de visibilidade entre esta terça (21) e quarta-feira (22) e promete um espetáculo no céu noturno. O fenômeno, visível a olho nu em ambos os hemisférios, ocorre quando a Terra cruza os fragmentos deixados pelo cometa Halley, formando rastros luminosos nas proximidades da constelação de Órion.

Segundo a Organização Internacional de Meteoros, a chuva está ativa desde 2 de outubro e segue até 7 de novembro. As condições de observação são favoráveis neste ano, já que a Lua nova reduz o brilho no céu. Em locais escuros, longe da poluição luminosa, será possível observar dezenas de meteoros por hora.

A diretora de observação pública do Planetário Adler, Michelle Nichols, afirma que não é necessário equipamento especial. “Você só precisa dos seus olhos e, idealmente, de um céu escuro”, disse. Ela recomenda permitir que os olhos se acostumem à escuridão por cerca de 30 minutos antes da observação.

Nichols também orienta buscar áreas afastadas e levar roupas confortáveis. “Você vai ficar parado por bastante tempo, e sempre esfria”, afirmou. O melhor horário para assistir ao fenômeno é entre meia-noite e o amanhecer, quando os meteoros cortam o céu como verdadeiros fogos de artifício naturais.