Chuva e frio extremo? O “alerta laranja” do Inmet sobre a previsão do tempo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para acumulado de chuva no estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (2), especialmente nas regiões da Baixada Fluminense, Serrana e Norte fluminense. A previsão indica risco de precipitação de até 50 milímetros em cidades como Angra dos Reis e Paraty, que também estão incluídas no alerta, que se estende até o litoral norte de São Paulo. Na capital fluminense, a temperatura varia entre 19°C e 21°C.
Além da chuva intensa no Sudeste, o frio continua a atingir o Centro-Sul do Brasil. Porto Alegre registra mínima de 1°C, Curitiba 5°C e Florianópolis 13°C, segundo o Inpe. No Centro-Oeste, as mínimas previstas são de 9°C em Campo Grande, 11°C em Cuiabá, 13°C em Brasília e 14°C em Goiânia, com dias secos e grande amplitude térmica.
No Norte e Nordeste, o Inmet também emitiu avisos para possíveis chuvas fortes. Há risco de acumulado no norte do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará, devido à combinação de calor e umidade. No Nordeste, o alerta vale para capitais como Maceió, Recife, João Pessoa e Natal.