Apoie o DCM

Chuvas e alagamento em Jequié (BA) causam risco de rompimento de barragem

Casas ficam submersas após elevação do Rio de Contas em Jequié. Foto: Reprodução

Devido as chuvas intensas desde a última quinta-feira (20) e após o rio Jequiezinho e o Rio de Contas transbordar em Jequié, no sudoeste da Bahia, o Centro de Abastecimento da cidade e diversos pontos comerciais ficaram alagados na madrugada deste domingo (25). Nas redes sociais, internautas compartilham a situação da região.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco informou por meio de uma nota que devido às chuvas ocorridas na Bacia do Rio de Contas, o Reservatório da Pedra chegou a 92,41% do volume útil do reservatório.

Durante coletiva de imprensa, o prefeito Zé Cocá fez um apelo para que os comerciantes da área do Ceavig continuem evacuando a área, pois segundo a análise feita pela Chesf, o nível do rio pode subir ainda mais a partir das 16h deste domingo.

Segundo a prefeitura do município, com o aumento do nível do Rio de Contas, as obras do sistema de drenagem pluvial, construídas pela Prefeitura de Jequié para ajudar no escoamento das águas das chuvas não deverão conseguir absorver a vazão acima do esperado. Por esse motivo, a Defesa Civil alerta aos moradores o risco real de alagamentos e rompimento de barragem.

Veja os vídeos:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link