“Cibersequestro”: estudante chinês é encontrado vivo em bosque dos EUA

A polícia informou que Kai Zhuang, um estudante chinês de intercâmbio nos Estados Unidos, foi localizado “com frio e assustado” em um bosque no oeste de Utah após ser vítima de um golpe de “cibersequestro”.
Desaparecido desde quinta-feira, 28 de dezembro, a família de Zhuang alertou a escola de ensino médio em Riverdale (Utah), suspeitando de um sequestro e de um pedido de resgate.
O incidente seguiu o padrão típico de cibersequestros, em que os supostos sequestradores solicitam à vítima, por meio de fraudes, que se isole e forneça fotos simulando um cativeiro. Essas imagens são então usadas para extorquir os familiares em troca de pagamento.
Os familiares de Kai já haviam transferido US$ 80 mil (R$ 388 mil reais, na cotação atual) para contas bancárias na China durante o golpe, conforme detalhado pela polícia. Após rastrear registros bancários, compras e históricos de chamadas, a polícia determinou que Kai estava isolado em uma barraca de camping a aproximadamente 40 km ao norte de Utah, em uma vasta área próxima a Brigham City.