Apoie o DCM

Ciclone avança pelo Sudeste e deixa Rio em alerta após mortes no PR

Mapa de previsão climática destaca o ciclone extratropical sob a região Sul e Sudeste. Foto: Reprodução/Climatempo

Na manhã deste sábado (8), o Rio de Janeiro entrou em estágio 2 de alerta por causa das chuvas e ventos fortes provocados por um ciclone extratropical que se desloca pelo Sudeste. O fenômeno climático, que avança pela costa, já causou a morte de ao menos seis pessoas no Paraná, após um tornado devastar a cidade de Rio Bonito do Iguaçu na noite de ontem.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que há registros de chuva moderada a forte em diversas áreas da capital, principalmente na zona sul, centro e Tijuca. As rajadas de vento chegaram a 74,8 km/h, levando à interdição da Avenida Niemeyer e da ciclovia Tim Maia, que ligam os bairros do Leblon, São Conrado e Vidigal. Duas outras vias na zona sul também foram bloqueadas por quedas de árvores.

O órgão municipal emitiu ainda alerta de ressaca, com previsão de ondas de até 3,5 metros. A recomendação é que moradores evitem banho de mar, esportes aquáticos, pesca e permanência em mirantes. De acordo com o Climatempo, o ciclone deve atingir o litoral de São Paulo e do Rio até o fim da tarde, com ventos que podem chegar a 100 km/h.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os alertas de grande perigo continuam em vigor para as regiões costeiras do Sul e do Sudeste, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A expectativa é que o sistema se afaste em direção ao oceano na manhã de domingo, embora a frente fria continue provocando chuvas em parte do Sudeste.