Apoie o DCM

Ciclone extratropical provoca caos em São Paulo

Árvore caída sobre carro
Árvore caiu em cima de carro em rua de São Paulo – Paulo Pinto/Agência Brasil

A passagem de um ciclone extratropical gerou ventos intensos em várias cidades paulistas, com destaque para a estação da Lapa, na capital, que marcou 98 km/h, a maior velocidade do Estado. Em Congonhas, as rajadas chegaram a 96,3 km/h, enquanto Bertioga registrou 91,1 km/h. A ventania também impactou diferentes regiões da Grande São Paulo.

As condições climáticas afetaram a rede elétrica, derrubaram árvores e prejudicaram o trânsito. Na segunda-feira (9), a capital acumulou cerca de 1.500 km de congestionamento durante a tarde, o maior índice do ano. Até esta quarta-feira (10), foram abertos 1.327 chamados para quedas de árvores e cinco para enchentes em diversos bairros.

Em Campos do Jordão, um homem morreu após o deslizamento de um imóvel nesta quarta-feira (10). Outras quatro pessoas tiveram ferimentos leves em ocorrências envolvendo galhos e árvores caídas em diferentes pontos da capital. Segundo a Enel, mais de 2,2 milhões de consumidores ficaram sem energia, e a ventania provocou cancelamentos de voos, desmoronamentos e o fechamento de parques.