Apoie o DCM

Ciclone pode causar ventos de até 100 km/h no Brasil

Formação do ciclone extratropical – Foto: Reprodução

Um ciclone extratropical deve começar a se formar no Uruguai entre o fim deste domingo (12) e a segunda-feira (13) e deve provocar ventos de até 100 km/h no Sul do Brasil. Segundo a Climatempo, o sistema será acompanhado de uma frente fria e deve atingir o sul do Rio Grande do Sul, com rajadas intensas também previstas para o leste de Santa Catarina e parte do Paraná, especialmente nas áreas litorâneas.

O meteorologista César Soares, da Climatempo, afirmou que “essas rajadas mais fortes também devem alcançar o estado de São Paulo, mas apenas na segunda-feira. Mas o ciclone deve continuar atuando no Sul e não deve avançar diretamente para São Paulo, é importante deixar isso claro. Ele se desloca um pouco em direção ao alto-mar”. De acordo com ele, a frente fria associada ao fenômeno será responsável por provocar os ventos fortes durante o deslocamento.

O avanço do ciclone ocorre em meio a um período de instabilidade no país. O Sudeste registra chuvas frequentes e temperaturas entre 13°C e 18°C, enquanto o Centro-Oeste enfrenta calor de até 35°C. No Nordeste, a chuva se concentra no litoral, e no Norte há risco de temporais e descargas elétricas em áreas de floresta.