Brasil terá tempestades, granizo e calor de 41°C no mesmo dia; entenda

Um ciclone extratropical no Oceano Atlântico deve manter a instabilidade no Sul nesta segunda-feira (21), com alertas para tempestades no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Grande parte dos dois primeiros estados e todo o território gaúcho estão sob aviso laranja de perigo, enquanto áreas do litoral paranaense e do norte catarinense, incluindo Florianópolis, têm aviso amarelo.
Mesmo com nebulosidade, as temperaturas sobem na região. Curitiba deve registrar mínima de 17°C, Florianópolis terá mínima de 20°C e as capitais do Sul podem alcançar 25°C. No Sudeste, há previsão de chuva e trovoadas isoladas no sul paulista, além de precipitações pontuais em outras áreas de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no centro e oeste do Rio de Janeiro.
O calor mais intenso se concentra no Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Cuiabá pode chegar a 41°C, Campo Grande a 38°C e Teresina e Palmas a 40°C. Há possibilidade de chuva isolada em partes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de áreas do Amazonas, Rondônia e Roraima; no interior nordestino, o tempo deve permanecer ensolarado e quente.
