Surto de “diarreia explosiva” deixa dois mortos e mais de 11 mil casos nos EUA

Duas pessoas morreram em Michigan, nos Estados Unidos, após receberem diagnóstico de ciclosporíase, doença infecciosa causada pelo parasita Cyclospora. As vítimas tinham doenças preexistentes, que podem ter agravado a desidratação provocada pela diarreia intensa, informaram autoridades de saúde.
Michigan contabiliza 11.234 casos ligados ao surto e 193 internações. Entre sexta-feira e segunda-feira, o estado confirmou mais 461 infecções. O surto alcançou ainda Virgínia Ocidental, Oklahoma, Pensilvânia, Ohio, Kentucky, Kansas, Indiana e Illinois. O condado de Wayne, em Michigan, reúne 1.379 registros, e adultos de 30 a 39 anos formam a faixa etária mais afetada.
A infecção pode causar diarreia aquosa com evacuações frequentes, por vezes “explosivas”, além de náuseas, cólicas abdominais, perda de apetite, gases, fadiga e vômitos. Investigadores apuram a origem da contaminação e tratam como principal suspeita a alface iceberg fornecida por operações da Taylor Farms no centro do México, distribuída a restaurantes e supermercados. O parasita também já provocou surtos no Brasil, incluindo mais de 350 casos de diarreia em General Salgado, no interior de São Paulo, em 2000.
