Apoie o DCM

Cid Gomes cada vez mais perto do PT: encontro com Lula e convite de ministro

O senador Cid Gomes (PDT-CE) afirmou que vai procurar o presidente Lula para se filiar ao PT. Foto: Reprodução

O senador Cid Gomes (PDT-CE) anunciou sua intenção de se aproximar do Partido dos Trabalhadores (PT) ao buscar uma possível filiação e discutir a possibilidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este movimento ocorre em meio a uma disputa duradoura com seu irmão, o ex-presidenciável Ciro Gomes, relacionada a alianças com o PT em âmbito nacional e estadual. Cid expressou seus planos ao jornal O Globo, afirmando que pretende encontrar Lula na semana seguinte para uma conversa.

Na última sexta-feira (17), o ministro da Educação, Camilo Santana, senador licenciado pelo PT do Ceará, reiterou publicamente o convite ao senador Cid Gomes para ingressar na legenda. Durante a inauguração de uma obra em Fortaleza, Camilo compartilhou que, após discutir o assunto com Lula, o presidente pediu para estender o convite a Cid, enfatizando que as portas do partido estão abertas para ele, caso decida se filiar ao PT.

Apesar da abertura do convite por parte de alguns membros do PT, há divergências dentro do partido em relação a receber Cid Gomes. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), minimizou a declaração do ministro, chamando-a de “uma simples gentileza”. Além do PT, Cid também está em conversas com o PSB e o Podemos.

A disputa entre os irmãos Ciro e Cid Gomes remonta à eleição presidencial de 2022, com divergências sobre os rumos do PDT. Cid, após conflitos internos no diretório estadual da legenda no Ceará, tem buscado alianças com o PT, especialmente visando a eleição municipal de 2024 em Fortaleza. Enquanto Cid busca apoio junto ao governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), Ciro mantém uma postura de oposição ao governo estadual e rejeita alianças com o PT no próximo ano.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link