Apoie o DCM

Cidade de ex-aliado cancela homenagem a Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro (PL) durante motociata em Petrolina, Pernambuco. Foto: Reprodução

Durante campanha no sertão do Nordeste nesta terça (27), o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve uma cerimônia de entrega de título de cidadão cancelada de última hora. Petrolina, a cidade que concederia a honraria, é reduto de seu ex-aliado e ex-líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Com informações da Folha de S.Paulo.

O último ato com a presença do presidente na cidade aconteceria no início desta tarde, quando receberia o título de cidadão aprovado pela Câmara Municipal da cidade em 2019. O Legislativo municipal, no entanto, divulgou nota para informar que não realizaria a entrega de honrarias em período eleitoral. A justificativa foi uma portaria publicada ainda em julho.

“A referida portaria de autoria do presidente [da Câmara] Aero Cruz suspende as solenidades de entrega de títulos honoríficos, outras honrarias e demais eventos solenes durante todo o período eleitoral. A suspensão tem como objetivo prezar pelo dever desta Casa Legislativa de zelar pela lisura do processo eleitoral, assegurar a igualdade de oportunidades entre os candidatos, bem como respeitar os ditames da legislação eleitoral”, afirma o texto da nota.

O texto afirma que outros pedidos de homenagens apresentados pelos vereadores da cidade foram negados.

“Cabe esclarecer ainda que, caso a entrega de qualquer honraria anteriormente aprovada seja realizada antes do término do período eleitoral, este ato não tem amparo do Poder Legislativo Municipal e fere a orientação normativa estabelecida por esta Casa Legislativa”, completa o texto.

Coelho era homem de confiança e o principal negociador do governo Bolsonaro no Senado. Recentemente, Bolsonaro atacou Bezerra, afirmando que ele “teve tudo de nossa parte”, mas que não mencionava o nome do presidente em Pernambuco. Ainda acrescentou que seu grupo político fazia campanha para o ex-presidente e candidato Lula (PT) na região.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link