Cidade de Hitler renomeia ruas com homenagens a nazistas

A cidade natal de Adolf Hitler, Braunau, na Áustria, renomeou duas ruas que homenageavam nazistas e colaboradores do regime após pressão de uma associação. Os endereços em questão eram batizadas com os nomes de Josef Reiter e Franz Resl.
A decisão foi tomada por uma votação na Câmara Municipal, onde 28 representantes votaram a favor da mudança e 9 contra. A ação faz parte de um movimento mais amplo para distanciar a cidade do legado nazista. Reiter foi um aliado de Hitler, e sua cidadania honorária em Braunau já havia sido revogada anteriormente. Resl, por sua vez, era um propagandista pangermanista.
Em 2016, o governo austríaco adquiriu a casa onde Hitler nasceu e iniciou um processo de transformação do local. O plano é que a casa se torne um posto policial até 2026, com um centro de formação de direitos humanos. Contudo, o Comitê de Mauthausen, uma rede de resistência, sugeriu que o local fosse usado como um memorial.
A Áustria tem enfrentado críticas sobre sua atuação na preservação da memória do Holocausto. O país só começou a abordar sua responsabilidade no genocídio a partir de 1980, e até hoje a questão e a homenagem a figuras ligadas ao regime nazista permanece sensível. Durante o regime, 65 mil judeus austríacos foram mortos e outros 130 mil foram forçados ao exílio.