Apoie o DCM

Cidade japonesa obriga moradores a rirem uma vez por dia; entenda

Mulher asiática ensinando a rir. Foto: reprodução

No norte do Japão, a cidade de Yamagata aprovou uma lei que incentiva seus cidadãos a rir pelo menos uma vez por dia. Além disso, criaram o “dia para promover a saúde por meio do riso”. Empresas de todos os tamanhos são incentivadas a desenvolverem ambientes de trabalho onde o riso seja bem-vindo.

Kaori Ito, membro do Conselho Municipal e idealizadora da lei, explicou que a portaria respeita a decisão individual de cada pessoa e não obriga ninguém a rir. A inspiração para essa legislação veio de um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Yamagata, publicado no Journal of Epidemiology em 2019. A pesquisa, que envolveu 17.152 pessoas com média de 40 anos, descobriu que indivíduos que riam pelo menos uma vez por semana tinham menos probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares.

Em resumo, o estudo concluiu que rir frequentemente pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e aumentar a longevidade, além de diferenciar o riso alto, como uma risada genuína, de rir silenciosamente ou apenas sorrir.

“A frequência diária de risos representa um fator de risco independente para mortalidade por todas as causas e doenças cardiovasculares na população geral japonesa”, destacaram os autores. Outras regiões do Japão também promovem o riso como parte de suas estratégias de saúde pública. A província de Hokkaido designou o dia 8 de agosto como o “dia do riso”, já que 8/8 soa como “haha” em japonês.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link