Cidade na Síria volta a receber voos intercontinentais após ser destruída por guerra civil

A cidade síria de Alepo, devastada por anos de conflito, deu um importante passo em sua reconstrução com a retomada dos voos intercontinentais. Na última sexta-feira (1º), a Turkish Airlines realizou o primeiro voo comercial entre Istambul e Alepo após 13 anos de interrupção devido à guerra civil no país. A rota opera inicialmente três vezes por semana, com planos de se tornar diária a partir de 1º de setembro.
A Turkish Airlines destacou a importância histórica e cultural de Alepo, uma das cidades mais antigas continuamente habitadas do mundo. As passagens estão sendo comercializadas a partir de US$ 299 (cerca de R$ 1.625), com voos que partem de Istambul às 8h10 e chegam a Alepo duas horas depois. A companhia aérea jordaniana Royal Jordanian já havia retomado a rota Amã-Alepo em maio, após 14 anos de interrupção.
A reabertura do espaço aéreo de Alepo começou a ser planejada em março, com voos de teste após a fuga do ex-presidente Bashar al-Assad. A Qatar Airways também se prepara para retomar suas operações na rota Doha-Alepo a partir de 10 de agosto, com voos três vezes por semana. As conexões aéreas são vistas como um símbolo da recuperação gradual da cidade, que foi um dos principais campos de batalha da guerra síria.