Apoie o DCM

Cientista pode ser condenado em até 26 anos de prisão

o cientista Charles Lieber pode ser condenado
o cientista Charles Lieber pode ser condenado em até 26 anos de prisão por mentir

A justiça condenou no final de 2021 um dos mais importantes cientistas do país na área de nanociência por mentir sobre vínculos acadêmicos e financeiros com a China.

Charles Lieber pode pegar uma pena de até 26 anos de prisão, por causa de seis acusações. Duas de mentir para o governo e quatro de evasão de impostos. A data da sentença ainda não foi definida.

A preocupação de roubarem segredos industriais e o esforço do governo chinês para recrutar espiões não é algo novo. Desde 2018, época em que o presidente era Donald Trump, já existia esse grande medo. E por isso, Trump implementou uma espécie de caçada para forçar acadêmicos que captam fundos de pesquisa do governo federal a revelar vínculos com instituições chinesas.

Este caso do cientista Lieber, vinha sendo visto como teste para a força das acusações do Departamento de Justiça, que foram mais de 2.000, relatando um clima de discriminação racial e intimidação contra o secretário de justiça, Merrick Garland.

Leia mais

1-Caiu na rede: Primeiro dia útil após fim de semana curtindo a vida adoidado

2-janaina Paschoal é detonada por discurso negacionista sobre vacinação

3-Moro rebate notícia de que vai tentar o Senado em busca de foro para fugir da cadeia

Cientista famoso pode ser condenado a 26 anos de cadeia

O ex-promotor Andrew Lelling, afirmou a Folha de São Paulo, que nunca houve motivação racial nas investigações “Vários acadêmicos não compreendiam antes a necessidade de transparência. Nós reforçamos esse ponto.”

Lelling também acredita que o projeto ainda vai passar por mudanças no governo do democrata Joe Biden, mas também ressalta que Trump foi apenas o primeiro presidente a tomar medidas cabíveis nesse campo, e que Biden tem sido igualmente, ou mais agressivo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link