Apoie o DCM

Cientistas alertam para “apocalipse da internet” devido a tempestades solares

Segundo o Departamento de Física e Astronomia da George Mason University, as tempestades solares violentas podem se tornar mais frequentes e severas nos próximos dez anos. Foto: Reprodução

Uma equipe de cientistas da George Mason University, em Virgínia (EUA), vem emitindo alertas sobre o crescente aumento da atividade solar, destacando a possibilidade de uma tempestade solar violenta provocar um “apocalipse da internet”. Peter Becker, professor do Departamento de Física e Astronomia da universidade, ressaltou que tempestades solares mais intensas e frequentes são esperadas nos próximos dez anos, alertando para um período crítico entre 2024 e 2028.

Eles enfatizam que a internet não foi projetada para lidar com tal nível de interferência e em caso de uma tempestade solar extremamente intensa, a internet global poderia ficar offline por semanas ou meses.

Com as tempestades solares sendo eventos imprevisíveis e com o ciclo solar atual prevendo uma atividade máxima em 2025, os cientistas alertam para os riscos inerentes a esses fenômenos, ressaltando a necessidade de medidas preventivas e de preparação para possíveis impactos nas infraestruturas tecnológicas e econômicas globais.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link