Apoie o DCM

Cientistas descobrem 6 “mini-luas” orbitando a Terra

Cidade sob luar. Foto: ilustração

Um estudo internacional publicado na sexta-feira (26) na revista Icarus revela que a Terra pode ter pelo menos seis “mini-luas” orbitando temporariamente o planeta. Esses pequenos corpos celestes, com cerca de dois metros de diâmetro em média, seriam fragmentos lunares ejetados após impactos de asteroides na superfície da Lua, que ficam presos ao campo gravitacional terrestre por semanas, meses ou até anos.

“É como uma dança de quadrilha, em que os pares se trocam com frequência”, comparou o astrônomo Robert Jedicke, da Universidade do Havaí, ao site Space.com. A pesquisa, que envolveu cientistas de cinco países, estima que 6,5 desses objetos com mais de um metro estejam orbitando a Terra simultaneamente, representando cerca de 18% dos corpos temporariamente ligados ao nosso planeta.

Dois casos emblemáticos chamaram a atenção dos pesquisadores: Kamo’oalewa (descoberto em 2016) e 2024 PT5 (identificado em 2023). Ambos apresentam características químicas e ópticas semelhantes às rochas lunares, com composição rica em silicatos. O 2024 PT5 chegou a ser apelidado de “segunda Lua temporária” da Terra devido ao seu tamanho e órbita próxima.