Apoie o DCM

Cientistas descobrem gelo em vulcões de Marte; entenda o fenômeno

Vulcão Monte Olimpo da região de Tharsis. Foto: Reprodução

Cientistas descobriram vulcões gelados em Marte onde se acreditava ser inviável a formação de gelo. A novidade foi anunciada nesta segunda (10) e os cristais de gelo de água foram localizados perto do equador de Marte, na região de Tharsis.

O achado foi confirmado pelas sondas ExoMars e Mars Express, missões não tripuladas da ESA (Agência Espacial Europeia). “Essa existência é empolgante e sugere que há processos excepcionais em ação que permitem a formação de geada”, afirmou Adomas Valantinas, pesquisador de pós-doutorado na Universidade Brown, nos Estados Unidos.

A geada tem a espessura de um fio de cabelo humano e cobre uma grande área em algumas horas do amanhecer, evaporando com a luz do sol. Durante estações frias, a quantidade de água que se move entre a superfície e a atmosfera é equivalente a cerca de 60 piscinas olímpicas.

A descoberta é um avanço nas pesquisas sobre a possibilidade de vida no planeta e pode influenciar missões futuras de exploração. Os vulcões gelados mostram aos cientistas que a compreensão sobre a formação da distribuição de água em Marte ainda não está completa.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link