Apoie o DCM

Cientistas dos EUA querem ‘escurecer o sol’ para frear aquecimento global; entenda

Penny Smale, técnica atmosférica da NIWA, lança um balão atmosférico na estação próxima a Lauder, Central Otago, Nova Zelândia – Foto: Tatsiana Chypsanava

Cientistas dos EUA estão desenvolvendo um sistema global para monitorar possíveis tentativas de “escurecer o sol” por meio da geoengenharia, uma técnica que busca reduzir o aquecimento global ao bloquear parte da radiação solar. A ideia é criar uma linha de base dos níveis normais dessas partículas e detectar qualquer aumento que possa indicar manipulações climáticas, como a liberação de substâncias para desviar o calor do sol.

O programa, financiado pelo Congresso desde 2020, trabalha em colaboração com outros países para ampliar a cobertura global. Balões já foram lançados no Havaí, Alasca, Nova Zelândia, Ilha da Reunião e Suriname, e novos locais estão sendo adicionados, como Palau, no Oceano Pacífico.

Segundo os cientistas, as medições são essenciais para entender os impactos de possíveis intervenções climáticas, como alterações nos padrões meteorológicos e danos à agricultura. A técnica de modificação da radiação solar está atraindo atenção global devido às suas promessas e perigos.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line